quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LOUIS VUITTON





   LV: LOUIS VUITTON: LENDA VIVA! 





Quando alguém fala em bolsa ou mala, qual marca vem, instantaneamente, à cabeça? LOUIS VUITTON? Não é apenas você, mas qualquer mortal na face da terra remete a palavra "bolsa" a esta marca francesa que traduz não apenas beleza, mas história, elegância e, acima de tudo, qualidade aliada à exclusividade. Apenas duas singelas  letrinhas, L e V, são capazes de deixar mulheres do mundo inteirinho frenéticas em uma fila de espera para comprar uma bolsa cujo valor, na maioria das vezes, passa os quatro números em dólares. Mais que uma marca, talvez LV possa significar também "Lenda Viva": quem já nao ouviu falar que os baús de viagem da LOUIS VUITTON que estavam a bordo do Titanic foram encontrados em perfeito estado de conservação, tendo preservado, inclusive, seu conteúdo? Vale ou não cada centavinho que a poderosa grife nos cobra? 


                        Olha que lindas estas Mahinas!

                            





HISTÓRIA:


Havia um jovem aprendiz de cofreiro que, a partir de 1851, era convocado ao Palais des Tuilleries para empacotar a bagagem da imperatriz Eugenie, esposa do imperador francês Napoleão III. Quem era essa modesto rapaz? Louis Vuitton, filho de marceneiro, nascido na suíça e criado em Paris. Tudo surgiu pela vontade nata que ele tinha em embalar as coisas de quem viajava de um jeito mais inteligente e não menos elegante e inventou uma tela impermeável e forrou com ela os baús e o material era sempre o mesmo: madeira, zinco, cobre e as famosas lonas impermeáveis. A sua única ferramenta era seu apuro artesanal singular que enlouqueceu ricos e nobres da época e sua fama avassaladora rendeu a criação da Maison LOUIS VUITTON em 1854 na Place Vendôme. Suas peças iam além bolsas, pois ele produzia sob encomenda (fazendo isto até hoje, quem cuida destes " special orders" é uma pessoa da quinta geração da família: que original luxo, gente!) produtos exclusivos como um baú-cama, baú-charrete,bolsa-saco (a terceira bolsa da segunda foto lá em cima) servia pra carregar garrafas de champagne para pequeniques (que tudo!) e até baú flutuante para que os amantes do balonismo se sentissem seguros com a possibilidade de cair no mar. Seus mimos eram apreciados por qualquer um com gosto apurado, mas também despertavam inveja e inspiravam imitadores baratos (meus Deus, nessa época já tinha isso?). Para despistá-los e dificultar as pobres cópias (pobreza de espirito já vinha desta época), seus baús foram o primeiro produto manufaturado a levar uma assinatura do lado externo: "MARQUE L.VUITTON". Alguém já viu bandido sossegar? Portanto, foi em vão, mas ele nao ia se deixar abater por copiadores sem escrúpulos e falta de personalidade e sabia que sua marca sobreviveria a isto. Em 1888 Louis criou a tela Damier (esta de quadrinhos escuros e mais claros, tipo um xadrez) e em 1986 Georges Vuitton, seu filho, criou para as elas (as telas) os tradicionais monogramas das letras LV, granulados e nas cores café e ocre que, atualmente, é a marca registrada da grife. Em um "apagar de luzes" os baús e malas com estes monogramas traduziam em imagens as pessoas ricas e de gosto requintado nas primeiras classes de trens e navios e, hoje, em aviões. Louis Vuitton apesar de pertencer a um grande grupo de gestão de marcas, a LVMH, é considerada uma empresa familiar mega tradicional e nao é à toa que tem um público fiel ávido por consumir luxo de qualidade. Não querendo ser passada para trás, a marca que, apesar de idosa, é super atual (que paradoxo!) convocou sete estilistas renomados: Helmut Lang, Azzedine Alaïa, Vivienne Westwood, Isaac Mizrahi, Romeo Gigli, Manolo Blahnik e Sybilla para estilizar seus produtos e em 1997 ousou ainda mais convidando Marc Jacobs para reciclar geral e criar a primeira coleção de roupas da marca e ele transformou as bolsinhas e todo o restante em febre. Outros convites exóticos pintaram a partir de então: Stephen Sprouse emplacou as bolsas grafitadas, trabalho em patchwork da artista inglesa Julie Verhoeven, as cores fluorescentes do diretor teatral Bob Wilson e os mangás do desenhista Takashi Murakami e daí para a frente foi só alegrias. LOUIS VUITTON é contagiante, uma doença sem cura, um vicio incurável, é ORIGINAL LUXO...HA HA HA! 









Pois é, gente, não é só fútil embalagem ou algo bonito aparente, a beleza da marca está na história que ela carrega, na dedicação com que trata seus produtos e o carinho dispensados aos clientes: A LV dá garantia de 10 anos para as bolsas que faz e, se preciso for, troca as ferragens e forros com custo zero para o cliente, tudo é produzido de maneira consciente e sustentável sem contar com a qualidade incomparável, um know how singular e secreto( ha ha ha). Este encantamento jamais seria traduzidos em fakes, réplicas ou cópias. Fujam urgente! Nenhum crime(pirataria é crime e financia inúmeros outros) é perfeito e todos deixam vestígios, inclusive, assassinato no mundo da moda, pois quem possui a verdadeira e tem BOM SENSO sabe muito bem quando alguém paga mico achando que está abafando: ha ha ha! Melhor ter uma nacional original que uma fake que vai te denunciar na certa.





Só para refletir: uma bolsa chinesa é produzida por 1/10 do tempo que uma original leva, com 1/100 do carinho que uma original leva, o que resulta em 1/1000 da qualidade da original e apenas 1/10 do valor da original! Quem fabrica a falsa não tem direitos, trabalha como escravo e não recebe nenhum mérito por isso! Vale a pena comprar uma falsificação e saber que você indiretamente financia vários outros crimes ? ORIGINAL LUXO é, também, ser consciente. 






21 comentários:

  1. Oi Mica! Nossa, amei a história dessas maravilhas! Eu não sabia do Titanic... Fiquei surpresa! :)
    Continue assim!
    Beijinhos!

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  2. Oi, Nat, td bem?
    Obrigada pelo comentário!
    Pois eh, sou novata por aqui e que bom que vc gostou!
    Um beijo!

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  3. Realmente as bolsas de Louis Vuitton são lindas e sinonimos de qualidade...quem sabe um dia terei uma?!?

    Eu não sabia do Titanic... Fiquei surpresa! :)
    [2]

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  4. Querida Anelise, comprar no Brasil, realmente, eh muito caro devido aos impostos. Mas tem modelos mais acessíveis, como as bolsinhas de ombro tipo polchete que deve sair em volta de 300 dólares la fora (menos de 600 reais). Junte e quando conhecer alguém que vai, faz um pedido para trazer p vc. Ou, sendo impossível no momento, compre alguma nacional que lembre a marca, tenha a mesma tendência. A Victor Hugo, por exemplo, tem umas sacadas semelhantes. Mas nunca compre uma replica, o dinheiro da replica vc compra uma nacional e vai arrasar também, temos muitas marcas boas no mercado! Sabe aquela bolsa saco que falei acima? Eu lembro que com 15 anos eu tinha uma da Victor Hugo quase idêntica. Beijos!

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  5. Concordo com o q vc falou,as bolsas são lindinhas e eu queria muito ter uma, mas não tô podendo e não compro réplica não porque quem me conhece sabe que não posso tá aí esbanjano, pra que vou sair de réplica^ E depois vou pagar mó mico! Pq tenho uma amiga da minha irmã que tem originais e qd saimos com ela ela fica apontando para as falsas na rua. Prefiro comprar uma Carmem, mas é minha. Já comprei réplica no passado, mas fiz uma matéria na facul, justamente, sobre o que se passa por trás desta indústria da pirataria e tomei consciência: Nunca é tarde, não é mesmo. Tambem deixei de comer carne depois de um trabalho que vi em um video o que fazem com as pobres vacas e galinhas. A gente vai se aprimorando! muito legal seu blog!

    Mônica Fortim.

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  6. O blog está realmente maravilhoso, ela fala das marcas points do momento, tudo lindo de morrer, os posts são tudo, eles falam cada coisa, como o da Chanel, cada parte da 2.55 que ela possui tem uma estória, isso é incrível, adorei!!!
    esse blog é tudo, merece nota 1.00000!!!!Bjim.

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  7. Nossa tava pensando em comprar uma replica... mas ja vi q nao posso enganar com replica.. Bom moro na holanda, e sempre vou p espanha tenho familia la... mas nunca pesquisei preco numa loja lv.
    Nao sou viciada em marca gracas a Deus. ehhehehhe...

    Adorei a materia.

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  8. Oiii.. Ganhei uma linda bolsa da Lv. Vejo aqui no seu blog que entende da LV.. Quanto custa uma bolsa dessa, a minha é estilo uma malinha tamanho 30. Bjus!

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  9. Oi, anônima, olha LV tem vários tipos de bolsas e, portanto, uma infinidade de preços. Qual o modelo ou nome da bolsa? uM GRANDE BEIJO!

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  10. Leandra Cristina Torres8 de dezembro de 2010 às 02:23

    'Louis Vuitton' é uma marca que encanta!!!! Pena que a pirataria tem tomado espaço e até algumas famosas já foram flagradas com artigos falsificados. Bom, mas para quem entende, é fácil reconhecer uma LV autêntica.... Simplesmente adoro esta marca! KISSES

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  11. eu adoro a minha bolsa do 'Louis Vuitton'

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  12. Comprei uma super simples e paguei 5.500 reais!

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