quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chanel: Doce deleite!

                                                                C H A N E L








Verdadeira deusa do mundo da moda. Esteve a frente da revolução no guarda-roupa feminino no século XX. Tida como mulher altamente feminista, Mademoiselle Coco Chanel  imortalizou um estilo singular e elegante, cobiçado  até os dias atuais, transformou sua marca em símbolo de classe e conforto.






Gente, pelo amor de Deus, eu não tinha como falar de todos os itens desta fantástica estilista, daria um livro. Escolhi um:
A bolsa mais clássica da história da moda: A 2.55! 








Primeiramente é bom frisarmos que há dois modelos desta bolsa praticamente idênticos: Chanel Ressue 2.55 e Chanel Classic Flap.


História:


O nome da 2.55 remete ao lançamento do modelo, em fevereiro de 1955. O fecho da 2,55 é o original retangular, pois o fecho com os "CC' entrelaçados foi criado apenas na década de 1980 pelo estilista Karl Lagerfeld, para a Classic Flap Bag...GENTE, EU PREFIRO, SINCERAMENTE, ESTE! FOI O QUE ESCOLHI PARA MIM!
Coco Chanel cresceu em um orfanato/convento, onde as chaves das portas ficavam presas em correntes duplas (tais como as alças da bolsa, AS FAMOSAS CORRENTES) na cintura das freiras. O compartimento com zíper no interior da tampa frontal é onde Coco escondia suas cartas de amor (GENTE É TAO ESTREITO ESTE COMPARTIMENTO QUE SÓ CABE CARTAS DE AMOR MESMO...AI...AI...AI, MEU AMOR PELA BOLSA...RISOS), pois naquela ocasião ela estava tendo um caso amoroso (ela jamais se casou). A cor vermelha vinho do forro representa a cor do uniforme que Coco usava na escola no sul da França e o preto e branco vieram dos hábitos das freiras que cuidaram dela na infância. O bolso fora da bolsa seria onde Coco guardava dinheiro extra (ESTE BOLSINHO É O MUST). Já o característico metalassê (CHAMADOS POR ALGUNS DE DIAMANTES DE BOLSA, POIS PARECEM LOSANGOS, DIAMANTES BRUTOS) da bolsa seria uma referência aos vitrais da Abadia em Aubazine, onde Coco Chanel cresceu.
Ao longo dos anos tem havido muitas variações para o desenho original do 2.55, incluindo a mudança de couros (CAVIAR-couro mais enrugadinho, parece ter umas bolinhas, CALFISKIN- um couro mais liso, mais macio, muito semelhante ao LAMBSKIN - o mais macio de todos e na minha opinião singela, o melhor) tecidos, cores (atualmente está bem difícil conseguir uma clássica com o vinho por dentro, ou seja, quem comprou, comprou, quem nao comprou, tem que penar atrás) e metais (dourados, prateados). Em fevereiro de 2005, Karl Lagerfeld fez a reedição da 2.55, em comemoração do 50º aniversário da bolsa e a denominação "2,55 Reissue" deve aplicar-se apenas às bolsas comemorativas. No entanto é comumente usado agora como um nome para todas as bolsas semelhante ao original 2.55, mas aquelas com o C duplo da marca são, na verdade, as Classic Flaps. Estão vendo, gente? Chanel nao é apenas beleza, mas história também!


As Diferenças:


1. Fechos: o modelo Classic Flap tem o duplo CC entrelaçado e 0 Ressue tem o fecho no modelo Mademoiselle (retangular).


MODELO CLASSIC FLAP, TAMANHO M, COURO CAVIAR (duplo CC entrelaçado e veja o detalhe do couro preto igual a bolsa entre as correntes)




2. As alças: O Modelo Ressue tem as alças feitas de correntes apenas, já o Classic Flap tem couro (do mesmo tom da bolsa) entrelaçado entre os elos das correntes.


MODELO RESSUE (fecho retangular e as alças feitas de correntes puras e lindas)


3. O modelo Ressue tem um tipo diferente de couro, que é feito para parecer mais usado (ele é meio enrugado) do que o couro da Classic Flap.


MODELO RESSUE




5. Os tamanhos da bolsa Ressue são diferentes das dimensões da Classic Flap .


Hoje, ambos os modelos tem em vários tamanhos: pequeno, médio, jumbo, e jumbo extra. Mas o tamanho original é o da Classic Flap médio, sabem por quê? Porque ela tem 25, 5 cm de comprimento o que remete ao modelo 2.55 e 15 cm de altura.


CLASSIC FLAP, COURO CAVIAR, JUMBO XL


CLASSIC FLAP, COURO CAVIAR (vejam as bolinhas no couro), TAMANHO JUMBO XL





Gente, só de escrever aqui está me dando vertigens: Jesus apague a luz e acende as lamparinas do meu juízo, antes que eu cometa uma loucura!!!!


CLASSIC FLAP SILVER 






3 comentários:

  1. AIIIII...que sonhooooooo...queria todas! Adorei as dicas, mas...amiga, para de comprar chanel e vai comprar uma máquina decente! kkkkkkkkkk.... beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. aceita uma dica? aumenta o tamanho da letra. Como o texto é longo, por mais interessante que seja, fica cansativo! beijo

    ResponderExcluir